Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA
1213 Acessos
Cerca de 42 atendimentos com médico gastroenterolista foi realizado neste sábado (10) pela Prefeitura de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com apoio do Consórcio Regional de Saúde Sul (Coress). A ação no Hospital Municipal Deputado Cacildo Hugueney visa reduzir a fila de espera por diagnósticos e procedimentos e levar mais conforto. Entre a demanda, 19 exames de endoscopia, oito de colonospia e 15 consultas.
Conforme a Central de Regulação do município, os encaminhamentos foram agendados pelos usuários com demanda mais antiga e de urgência. A endoscopia é um exame capaz de analisar a mucosa do esôfago, estômago e duodeno (primeira parte do intestino delgado). Já a colonoscopia é utilizada para analisa a saúde do interior do cólon e do reto. Ambos são importantes para o diagnóstico de diversas doenças e tratamento.
O médico especialista Helio Cavalcante Garcia, explica que é possível fazer a detecção precoce de câncer colorretal, pólipos e doenças inflamatórias no caso da colonoscopia. Por outro lado, o exame de endoscopia verifica se o paciente possui gastrite, úlcera, previne neoplasias, entre outras doenças.
“Para realizar estes exames é preciso um preparo de jejum do paciente e limpeza do estômago. Ofertar estes exames aqui é um bem a população. E quando conseguimos atuar nesta parte diagnóstica é muito importante para o município que terá menos custo, o tratamento fica mais fácil, o paciente não precisa se deslocar”, complementa o gastroenterologista.
O prefeito Gustavo Melo diz que a ação traz mais conforto aos pacientes. “Esta importante parceria com o Consórcio evita longos deslocamentos dos usuários que precisam destes atendimentos. Além desses exames, trabalhamos para diminuir e até zerar a fila de espera de outras especialidades. O nosso objetivo é melhorar a assistência”, afirma.
ALERTA – Para que a Central de Regulação do Município possa manter o fluxo de trabalho e garantir os procedimentos de cirurgias, consultas ou exames aos pacientes, é importante que o telefone de contato esteja atualizado.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os reguladores têm dificuldades em comunicar sobre um agendamento ou vaga disponível devido aos números de telefone estarem desatualizados ou até mesmo não atenderem ligações.
O procedimento pode ser realizado junto a Central de Regulação, anexo à Secretaria de Saúde (antigo Postão) ou pelo telefone (66) 3481-1960.